Ganhei de todo mundo na geneiedade.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Começar de novo...














Não há nada de errado 

26 comentários:

  1. Nunca há nada de errado em recomeçar! Ir em frente vale sempre! Pior é estagnar! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveras, quando a vida nos permite a ocasião e a oportunidade de recomeçar algo, será extraordinário que possamos ter a persistência e a coragem para fazê-lo! Caso a vida não nos permita, ainda assim poderemos, com resignação e humildade, reconhecer onde falhamos, e recomeçar ao menos a própria vida, porque precisamos prosseguir. Muito belas as tuas palavras!
      Abraçosssssssssss

      Excluir
  2. Começar não é fácil requer coragem e disposição.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero. Curiosamente, começamos e recomeçamos uma infinidade de coisas, e isso não requer tanto de nós. Mas, há um grupo especial de circunstâncias em que acontece o 'peso' - são aquelas coisas com que nos envolvemos psicológica, mental ou emocionalmente! Estas nos assustam, pesam, desanimam, incomodam. Para tais coisas, decerto, valem a coragem e a disposição a que te referiste. Bjokasssssssssss

      Excluir
  3. Meu amigo, nunca é tarde para recomeçar, desde que se tenha força para isso. Há situações em que o cedo, já era tarde. Um abraço com carinho e muita força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara
      Penso haver ao menos cinco experiências humanas significativas de recomeço: a da nossa tentativa de algo que falha; a da perda de algo que conseguiramos; a da continuidade de algo em que outra pessoa não obteve êxito e nós a substituímos; a do fracasso de alguém a quem estamos irremediavelmente ligados e cuja perda é também nossa perda; e a situação que a vida nos apresenta como perda definitiva e, em qualquer das quatro situações anteriores, não há o que recomeçar, senão a própria vida.
      Então, compreendo que a expressão que usaste, 'nunca é tarde' se refirirá aos quatro primeiros casos. Se a vida não disse não, nunca é tarde para se recomeçar, ainda que também aprendamos que, para todas as coisas, é melhor tentar cedo que esperar que nunca seja tarde. O tempo é amigo dos decididos e prudentes. Penso que é neste sentido que vale muitíssimo a tua expressão 'há situação em que o cedo já era tarde'. Não te contradisseste. Se a vida não permite ou o tempo, a ocasião ou a oportunidade passa, trata de seguir a vida, porque recomeçar o mais já se fez impossível.
      Gratíssimo!
      Abraçosssssssssss

      Excluir
  4. Não é essa a grandeza da vida? Dá-nos oportunidades infinitas de recomeçar? :) Desistir é que um comportamento estupidamente humano.

    Beijinhoos, Lucas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, penso que sim. Penso que a grandeza da vida está nesse número absurdo de oportunidades que geralmente temos (ainda que, infelizmente, não sempre).
      Penso que o ser humano voluntarioso, corajoso, persistente, paciente... acaba por conseguir infinitamente mais do que se poderia esperar, olhando apenas para as circunstâncias. Já vi e já fiz coisas inacreditáveis. Já tive a felicidade de recomeçar e cooperar para o recomeço de pessoas no que se havia dito: 'não há jeito'.
      Não sei se a fraqueza no recomeçar é algo estupidamente humano ou pertencente ao ser humano estúpido. O número das pessoas que luta e recomeça é grande demais. Há esperança para a Humanidade neste quesito.
      Beijossssssssss

      Excluir
    2. Sempre há esperança, penso. Aliás, esta existe graças as infinitas oportunidades de recomeço!!! Bjsss!!

      Excluir
    3. É vero! A esperança é um dos sentimentos mais característicos do ser humano. E a vida reforça essa característica pelas oportunidades que se nos apresentam. Beijossssssssss

      Excluir
  5. Também não acho errado começar novamente. Não deu certo, comece novamente. Uma oportunidade nova apareceu, comece novamente.
    Beijinhos...
    Começar é dar uma nova chance para você e para vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Desse prisma, eis a resposta! Se perdemos algo (um relacionamento, por exemplo) e não é possível o retorno, recomeçamos a vida, considerando-se aí que recomeçá-la ou dar-lhe seguimento sejam ações correspondentes. E penso que sim, que novas oportunidades sempre podem surgir. Concordo absolutamente contigo. Recomeçar (ou seguir em frente) é dar novas oportunidades a todos!
      Beijossssssssss

      Excluir
  6. Recomeçar requer coragem! Pense um pouco nas grandes invenções da humanidade, se seus criadores desistissem na primeira tentativa falha, ou nas lindas histórias de amor, caso os amantes desistissem um do outro no primeiro desentendimento. Uma criança aprendendo a andar, sempre que cai, levanta e recomeça a dar os seus passinhos. Nós, desde que nascemos estamos recomeçando, dos primeiros passos, ao aprender a ler e a calcular, andar de bicicleta,nos vestibulares,nos amores, nos planos. Em tudo isso nos é dada a dádiva de poder recomeçar. A vida se renova a cada manhã, se ontem não deu certo ou se dá para melhorar, podemos sempre recomeçar com ela (a vida). Não a nada de errado com isso.
    És sempre muito sábio no que escreves meu amigo!
    Um terno abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os oito exemplos que deste são extraordinários, Bárbara!
      Há exemplos magníficos para cada uma das situações que mencionaste. Por razão do espaço, peço-te licença para dar ao menos o exemplo do amor:
      A poetisa Elisabeth Barret viveu toda a infância e juventude enclausurada bo quarto, por causa de uma enfermidade gravissima. Ali do quarto, tornou-se a poetisa mais famosa da Inglaterra. Um dia, chegou-lhe uma carta de um fã. Robert Browning, também poeta, que se declarou apaixonado pelos poemas dela e por ela, sem nunca tê-la visto! Ela tentou dissuadi-lo por todas as formas. Nem arranhou o amor dele. Um dia, ele corajosamente vai à casa dela. A partir daí, apaixonam-se perdidamente. Poucos anos depois, ela cria uma coragem de viver que nunca possuíra, e foge da casa de seu pai, indo morar na Itália. É o recomeço da vida dela! Vivem felizes, têm um filho e, depois de alguns anos, a enfermidade vem cobrar seu preço e ela morre nos braços dele!...
      Tu dizes bem: a vida renasce a cada manhã! Se for preciso coragem, tenha coragem. Se for preciso atravessar mundos, atravesse. Se for preciso levantar-se das cinzas, levante-se! Tenha coragem! A vida não acabou! Recomece!
      Abraçossssssssssssss

      Excluir
  7. Recomeçar exige coragem, mas é, muitas vezes, o caminho que devemos tomar.

    r: Muito obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, decerto! Até porque, via de regra, a alternativa para recomeçar é ficar prostrado, psicológica ou mesmo fisicamente. E não fomos gerados para isto.
      O mundo está tomado de exemplos magníficos de superação, de recomeço! A vida dentro de nós clama por isso. Lembra-me agora o filme 'Doze anos de escravidão'. Não importa sob que peso avassalador - a vida clama dentro de nós pelo recomeço!
      Beijossssssssss

      Excluir
  8. Sabe o que eu acho incrivel?
    Como suas palavras tem poder e força, como um comentario seu cativa, conquista e atrai...

    Sabe.. O mais dificil do recomeço é admitir pra si mesmo que precisa começar de novo. Muitos de nos carregamos um orgulho que nos trava. O lance nao eh com o outro e nao acontece la fora, e sim aqui dentro.
    Eu sei bem o que eh isso, mas quando voce se liberta, das coisas que te consomem, dos principios que te aprisonam vc fica leve, e eh essa leveza que te traz de volta ao caminho, ao foco.

    Eu acredito que acreditas em mim, e eu acredito junto em voce!!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fizeste foi deixar-me completamente encabulado! Deveras! (risos) Sou-te muito grato por essas palavras, Cris. Meus pais me ensinaram a amar, a buscar o bem estar das pessoas, a compreendê-las. Eu, de coração, humildemente me dou a isto.
      Sim,é exatamente isso! O grande problema do recomeço é admitir um tanto de coisas. Entre elas, como disseste tão bem, está reconhecer que precisamos do novo em nossa vida! Muitas vezes, isto dói até fisicamente. Até mesmo enfermamos. Pois não queremos largar o que temos ou muitas vezes apenas pensamos que temos na mão. Todo mundo vê isto - mas, quem nos convence?!
      Novamente, tens razão quando falas da leveza de finalmente largar tudo e recomeçar. É muito belo, o que disseste.
      Mas... Deveras, o mais belo é tua frase final! Que coisa extraordinária! Eu poderia postá-la? O crédito, naturalmente, é absolutamente seu! E eu que penso que sou frasista... Coitadinho...
      Beijossssssssssssss

      Excluir
    2. Que honra seria, claro que pode. Meus pais também me ensinaram o amor... e eu tenho isso dentro de casa.... e almejo ter tambem minha casa com amor, o que ainda busco diferente um pouco da minha meta de perder peso.

      Realmente as vezes muito do que queremos nos enferma. Porque acabamos tendo a consciência de que é tudo necessário mudar. Abandonar quem somos, quem nos tornamos, quem não queremos mais ser.

      Abandonar hábitos tão enraizados. Abandonar pessoas que, mesmo não fazendo por mal, nos fazem mal.... abandonar coisas, excesso de responsabilidade e canseira....

      ah... a canseira... deixei de fazer muita coisa pois estava perdendo muita energia cansando.. e não falo de nenhuma atividade física que me propus a fazer... e sim atividades que achamos serem necessárias mas que não permito que sejam obrigatórias....

      Voce é sim o maior frasista. E sabe que você poderia postar os comentários que me deixas em meu blog. Eles me enchem os olhos de emoção e invadem minha alma de alegria.

      Todos eles, até hoje, eu copiei e colei e guardei. Primeiro para ler sempre... mas já registrei-os em minha alma.. o lugar cativo que guardo o melhor que vem a mim....

      Te gosto. e isso é tudo....
      Você mergulha no outro.. e isso.. sempre cativa!
      :*

      Excluir
    3. É vero! Quando a família vive o amor e o ensina, isso é a bênção dos filhos para toda a vida.
      Fazer o que é necessário para mudar pode não ser a coisa mais agradável ou simples da vida, mas vale seu peso em ouro. E isso inclui abandonar muitas coisas ou mesmo pessoas ou prazeres.
      Fiquei extremamente feliz com as palavras tão carinhosas que usou para se referir aos meus comentários. Eu amo fazer isso, comentar postagens, e faço com a real intenção de valorizar o que a pessoa mostrou, pois sei o quanto é importante para ela.
      Como é belo que isso tenha ficado registrado em teu coração. E muito importante para mim, acredite.
      Também gosto de ti, de tua coragem, de tua força, de tua sensibilidade.
      Eu nunca tinha pensado na expressão 'mergulhar no outro' como sendo uma característica minha. Não imaginas o quanto me fazes feliz pela menção!
      Beijossssssssssss

      Excluir
    4. Todo mergulho no outro é, na verdade, ao mesmo tempo, desejo de conhecer e de ser conhecido; é expectativa de fazer feliz e de ser, porque reciprocidade abençoadora é felicidade.
      Beijossssssssss

      Excluir
  9. Obrigada pelo carinho no dia do meu niver.

    bjokas no coração =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu mereces mais que a somatória do que todos disseram. Beijinhosssssssss

      Excluir
  10. Não há nada de errado não,menino. Mas você precisa olhar pra você quando fala para os outros
    Todos amaram você.
    Que bom que sogra pode beijar hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero! É vero! Gastei muito tempo sem começar de novo e, quando o fiz, tu o sabes, houve um desencontro de projetos profissionais que impediu o que poderia ser grande. Uma pena. Voltei ao zero. Mas, com uma imensa vontade de recomeçar!
      Fico deveras feliz em ser tão bem recebido. Foi um belíssimo aniversário e tua família é muito bela. Também gostei deveras de todos.
      Decerto que, mesmo roubado, selinho conta como beijo, estás absolutamente correta... (risos)
      Aprontaste. Mas, tens crédito. Beijossssssssssssss

      Excluir

A princípio, responderei a seu comentário, pois considero isso uma parte muito agradável da postagem.